Test da grazi

//ONDE E QUANTO TEMPO FICAR
- Recomendo escolherem algum lugar na Ciutat Vella, que é onde tudo acontece. O Born é o bairro mais descolado e charmoso, mas como não poderia deixar de ser também é o mais caro. Se não encontrarem nada pelo Born, recomendo o Barrio Gótico ou o alto Raval (perto do Macba), que agora também tá super hypado.
- Tempo: eu diria no mínimo 5 dias. Quanto mais, melhor.

//O QUE FAZER
- THE BASICS  - comprar os tickets pela web, as filas são zoadas!
- Parc Guell
- Casa Batlló
- Sagrada Família (se possível, escolher um horário no inicio ou final do dia, para ver o sol se por e a luz refletir nos vitrais)
- Catedral de Barcelona
- Camp Nou

Melhores sites para saber o que está rolando na cidade:

//ARTE/ARQUITETURA
- Tem um ticket chamado ARTICKET, que você compra a entrada de 6 museus pela metade do preço. Todos eles valem a pena: CCCB, Fundació Antoni Tàpies, Museu Nacional d'Art de Catalunya, Fundació Joan Miró, MACBA, Museu Picasso.
- Disseny Hub Barcelona
- Caixa Fórum
- Torre Agbar
- Casa Milà (La Pedrera)
- Casa Lleó Morera - comprar os tickets pela web!
- Hospital Modernista de la Sant Pau
- CosmoCaixa (programa nerd legal)
- Pavilhão Mies van der Rohe

//PRAÇAS E PARQUES
- Parc de la Ciutadella / Arco del Triunfo
- Montjuic - Dá pra ir de teleférico ou funicular. Lá no alto tem uma área olímpica que é super grande, um castelo, uma "fontana mágica", o museu do Miró e o MNAC.
- Plaça Reial - é linda! Lá fica um bar descolado que tem umas noites de flamenco, o Pipa Bar.
- Plaça Catalunya - é o coração de Barcelona, fica no início da Rambla.
- Parc del Laberint d'Horta - é inspirado em parques italianos, é incrível!
- Tibidabo - para ter uma bela vista da cidade.

//PRAIA
- Barceloneta (+ turistas) e Bogatell (+ locais) são as que mais fervem (alô topless!!), mas dá pra ir seguindo pela orla até as outras. Mais fora da cidade tem Badalona. É um pouco longe mas dá pra chegar de metro (linha roxa - L2) e a praia é muito legal.
- Tem uma parte específica de Barceloneta, mais perto do W (aquele hotel meio Dubai na ponta da praia), que é nudista. Não tem nenhum aviso nem nada, então fica a dica pra evitar qualquer constrangimento (alemães pelados alert), rs.

//HISTORIA
Rola uma lavagem cerebral para te fazer acreditar a todo custo que eles são muito fodas e que a Catalunya deve se separar urgentemente. Mas vale a pena conhecer de perto a história deles.
- Born CC - É um antigo mercado que hoje é um centro cultural, onde tem uma escavação da Barcelona antiga. É incrível! TEM QUE IR!
- Museu d'Història de Catalunya - conta desde a pré-história até hoje em dia, levamos dois dias para ver inteiro. Se não tiverem tempo, sugiro focarem na Guerra da Sucessão e na Ditadura, que foram dois períodos super importantes na história deles. No topo tem um terraço e um café com uma vista incrível.

//FEIRAS
- Os catalães amam livros (viva el día de San Jordi), todos os domingos rola uma feira no Mercat de Sant Antoni (esse bairro virou hype de uns anos pra cá, vale uma circulada por lá se for na feira)
- Todas sextas, sábados e domingos rola uma feira de antiguidades em Port Vell, no fim da Rambla.

//BALADAS
- Apolo
- Razzmatazz
- No verão também rolam um eventos hipsters ao ar livre, tipo o Picnic Eletronic no Montjuic
- Na praça Reial rolam algumas baladinhas à noite

//NAS REDONDEZAS
- Se for ficar mais dias sugiro de pegarem um Renfe e conhecer algumas cidades antigas e fofas que estão super perto, tipo Costa Brava, Girona, Sitges (o carnaval e o turismo gay são fortes por lá) e Tarragona (uma cidade com construções romanas incríveis).
- Se você curtir Dalí, vale ir até Figueres e Cadaqués nos museus dele.

//TRANSPORTE
- Dá pra andar tranquilamente na cidade a pé sem depender de taxis. A cidade é relativamente pequena e perfeitamente coberta por metro e ônibus (que é muito fácil de pegar, com um sistema bem fácil de entender).
- Metrô: depende muito de onde e quanto tempo forem ficar, mas comprar o T-10 para 1 zona geralmente é o melhor negócio.
- Bicicletas: vale a pena alugar uma e fazer um tour pela praia e a Ciutat Vella. No Barrio Gótico e no Born tem várias tiendas que alugam por uma média de 10/12 euros a diária. Ah, esqueçam o Bicing, sistema de aluguel de bicicletas com estações espalhadas pela cidade: é só para moradores.

//PARA COMER
- As pessoas em geral almoçam tarde aqui, entre 13h30 e 16h.
- É muito fácil comer mal e pagar muito. Evitar comer perto das Ramblas e Plaza Real (áreas turísticas) já é um bom começo! Evite também lugares que tem cartazes com fotos cliché de todos os pratos que eles servem (como se fosse um poster), pois geralmente esses lugares são de chineses (embora por fora pareça super “local”)
- A maioria dos restaurantes oferecem o Menu Del Día, que geralmente são dois pratos, pan, bebida y postre por uma média de 10-15 euros. Já fomos em restaurantes que serviam uma garrafa inteira de vinho para 2 no menú! Mas tem que ficar de olho na hora, se forem almoçar depois das 15h30 é provável que a comida esteja requentada e venha com má vontade.
- Se quiser comer uma boa paella, não peçam a do Menú Del Día! Peçam uma feita na hora, é completamente diferente. Boas paellas em Barceloneta!
- La Boquería é o mercadão da Rambla. Vale comprar um Turron Vicens de crema catalana, super tradição.

//RESTAURANTES/BARES/LANCHONETES:
- La Xampanyeria: tem que ir! lugar típico e sujo para comer partes esquisitas do porco embutidas, aquecidas na hora na chapa, acompanhadas com Cavas locais e baratíssimas. cuidado ao ir no final de semana, vai estar cheião e vc corre o risco de não ser servido)
- Elisabeth: tradiça para tapas e cervejas.
- Pachuco: micro restaurante mexicano “rústico”. O melhor da cidade, serião.
- Veronica: pizzas iradas.
- Oveja Negra do Raval: bar universitário. Canecos gigantes e pipoca de graça. Típico.
- Tapas24: tapas deliciosasssss!
- Bar da Moritz: fábrica da cerveja local mais famosa. Meio coxa, meio caro. Mas a comida é foda.
- Caravelle: Café descolado com refeições generosas por preços honestos.
- Manchester: Bar oitentistas, sujo e com cerveja a um euro até 22 horas! Quando a porta tá fechada, tem a capa do joy division pintada.
- Kibuka é um japa muito bom em Gràcia. Se tu gosta de japa picante, pede uma opção spicy, é ótimo.
- Elsa y Fred: tapas sofisticada num clima elegante. Para impresionar @ gat@.
- Mosquito Tapas: fusion de tapas espanholas com vietnamitas. Tem que ir!
- Cerveseria Catalana tem os melhores tapas! Recomendo demais, só recomendo ir num horário menos pico (antes das 19h ou durante a semana exceto sexta) pois sempre tá cheio. Mas não deixa de ir, é no Eixample, então fica perto de onde tu vai te hospedar.
- Conesa: fica na frente da prefeitura, trandicional de bocadillos (sanduíches).
- Xurreria Trébol: se você curte churros, vai se matar lá!
- Mamainé: drinks delicinha e coolzinho, no bairro Born
- La Nena: uma chocolateria em Gràcia bem local, com chocolate quente delicioso, bom p/ café da manhã. Come também uma "ensaimada" lá. O lugar é conhecido por ter jogos de mesa que tu pode passar horas jogando.
- Dionisios: Kebabs gregos take away. Sujo porém (our por isso) foda. Atendimento melhor ainda - de noite quem serve é um cara que é casado com uma florianopolitana.
- A Tu Bola: pratos e tapas com coisas em formato de bola! Clima da hora, vibe boa)

//COMPRAS
Tem lojas legais por todos os cantos, principalmente no Barrio Gótico, Born e Raval.
As ruas mais tradicionais (e que tem uma Zara em cada quadra) são:
- Passeig de Gràcia
- Portal de l'Angel
- Carrer Portaferrissa
- Livraria La Central: livraria bem local, com sedes espalhadas pela cidade. Recomendo a visita
- As melhores lojas de designers independentes e hypezitas ficam no Born, Raval e Gràcia. Pode dar uma volta por lá e espiar as lojinhas.

//PARA BEBER
- Vermut como aperitivo. Sangría é "turis" mas tem que beber pela tradição. Gin Tonic é clássico da noite.
- Caña = cerveja/chopp. Moritz é uma cerveja local que eles amam, vale a pena ir um dia a noite na fábrica/bar, que fica em Sant Antoni. Estrella Damn tbm sai bastante.
- Chocolate quente com churros também é clássico, vale experimentar!
- Se vier no verão, peça um cortado con hielo (café com gelo) ou uma horchata. Tradição!
- Beba Cavas a rodo.
- Beba Moritz, a cerveja artesanal da cidade mais famosa.

//DICAS GERAIS
- Muita atenção com bolsas e celulares, mesmo - principalmente no metrô e na Rambla. Conheço pessoas que moram aqui há anos e foram roubadas nas últimas semanas. É bizarra a coisa!
- Homens tem que tomar cuidado com as prostitutas que ficam na região da Rambla. Elas chegam de assalto, em grupo, tentando te oferecer serviços sexuais e pegam o seu celular.
- Muita gente vai dizer que a siesta é um mito, mas a gente descobriu na pele que não! Na Ciutat Vella e áreas mais turísticas realmente a maioria das coisas fica aberta, mas caso vocês estejam em um bairro fora daí é bom ficarem ligados no horário. Em geral as lojas fecham das 13h30 e tudo fica meio morto até umas 16h.
- Existe um ditado em catalão que diz: “Barcelona es bona si la bossa sona”. Ou seja, Barcelona só é boa com grana no bolso, e isso vale principalmente para monumentos e museus. Em geral são particulares e raramente oferecem desconto para estudantes(!!). A entrada da Casa Batlló, por exemplo, é 22 euros/pessoa. Chora!
- Eles simplesmente amam ser catalães (não se consideram espanhóis!) e tentam te mostrar isso a todo o custo. Se quiserem retribuir a grosseria com um pouco de simpatia podem se despedir com um "Adéu" sempre.

//DICA INSIDER

- Antes de se despedir, não deixe de passar na Rambla e beber um pouquinho da água da Font de Caneletes, uma fonte que tem quase na saída do metrô. É também conhecida como Font del Barça, onde a galera comemora os jogos. No pé da fonte tem uma mensagem em catalão: “Si veus aigua de la Font de Canaletes sempre més sereu uns enamorats de Barcelona, i per lluny que us n’aneu tornareu sempre”. Ou seja, se você curtiu a cidade, melhor garantir a volta de algum jeito! :)

Comments

Popular Posts